Pular para o conteúdo principal

Pai de bebê e investidor

Bom dia caros leitores,

Sou apenas mais um neste mundo da blogosfera, meu diferencial será postar sobre diversos assuntos e não apenas o patrimônio no final do mês, dicas e experiências sobre investir mesmo tendo filho pequeno e um salário modesto, análises de alguns investimentos que estarão no meu radar ou de interesse dos leitores, algumas coisas menores sobre a vida de pai de um bebê de 4 meses e é claro, minha trajetória nos investimentos.

Comecei neste mundo, podemos dizer, recentemente, meu primeiro investimento foi em 2015, entrei através de indicação de um colega de trabalho na Guide Investimentos, nem sabia o que estava fazendo, durou apenas uns 6 meses, como não tinha conhecimento, fiz muita besteira e tomei um certo prejuízo, em 2016, depois de estudar bastante, voltei com investimentos, desta vez por conta própria, estava dando muito certo, até que descobrimos que estávamos grávidos (na minha região falamos assim), aí juntou os gastos da reforma da casa, do casamento e da gravidez (meu Deus, coisas de bebê são caríssimos, ainda mais de menina), tive que vender tudo (desta vez, como fiz com conhecimento, realizei lucro) e ainda me endividar um pouco.

Fiquei tão desnorteado ao ver meu bolso assim todo mês
Agora minha filha tem 4 meses, conseguimos regularizar a questão financeira da família (embora não sobre praticamente nada do salário), então decidi recomeçar (do zero mesmo) e compartilhar meus erros e acertos através deste blog, quero provar, principalmente para mim mesmo, que é possível prosperar mesmo nesta situação e, quem sabe, incentivar investidores que estejam adiando ter filhos pelo sonho da independência financeira, filho é uma benção (pelo menos para mim) maravilhosa que estou aproveitando ao máximo.
Até estes momentos são prazerosos, ainda mais de madrugada 👶😓
Bem, é isso então, espero que eu consiga passar tudo que pretendo e que vocês, leitores, possam absorver e compartilhar seus conhecimentos comigo também, hoje minha intenção não é a independência financeira, estou atrás do que chamo de tranquilidade financeira, quero dar uma boa condição para minha família sem precisar me matar de trabalhar, me acompanhem e me ajudem nesta aventura.

No próximo post pretendo postar sobre reserva de emergência (Link), algo importante que todos devemos ter consciência sobre isso, não é obrigatório seguir e montar esta reserva, vou expor a metodologia e apresentar minha experiência com minha reserva, espero que gostem.

Comentários

  1. Olá P.I., será realmente um quebra-cabeças fechar seu orçamento com um filho pequeno. Tenho muitos amigos que não conseguem. Porém sua cabeça é diferente da cachola deles. Você usa o dinheiro para buscar tranquilidade. Eles usam para comprar passivos e viver no cheque especial.

    Vou adicionar vc no blogroll e acompanhar sua jornada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Realmente é uma loucura fechar o orçamento, mas a minha esposa tem me ajudado bastante com compreensão e isso faz toda a diferença, agora com os conhecimentos financeiros adquiridos, muito em parte aqui na finansfera, estou me saindo bem na minha opinião, passivos e cheque especial jamais! rs

      Te adicionei também, muito show o layout do seu blog, senti uma inveja branca, parabéns!

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá PI
    Bem vindo à Blogosfera.

    É realmente difícil controlar as finanças com filho pequeno, mas não é impossível, é você já tomou a decisão certa, controlar e investir.

    Acompanhando

    Abraços
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Diário de um Poupador (DP ficaria estranho rs)

      Realmente é difícil, mas com determinação todos poderemos conquistar o que quisermos.

      Te adicionei ao meu blogroll.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem carro? Está perdendo dinheiro...

Boa tarde, Hoje estou aproveitando o feriado para fazer algumas análises para 2018, muita coisa tem que mudar se eu quiser dar o conforto para minha família e ainda sim continuar nessa longa trajetória que iniciei agora, então peguei nosso carro para comprar o café da manhã, comprei, voltei e preparei, tudo saiu muito bem, só que aí, não sei por qual motivo, fui reparar uma coisa, como a gente tem um gasto alto com o carro né? Não deu outra, liguei o computador para analisar isso e agora vou compartilhar com vocês. Imagem meramente ilustrativa Primeiro fiz o levantamento de todos os gastos que temos com o carro para poder chegar num valor mensal, assim poderia fazer as comparações, vamos lá! Eu não incluí a compra do veículo porque já temos um, então não quero fantasiar, quero fazer algo com relação a minha realidade, no caso de vocês, basta acrescentar o valor de compra, também tenho a oportunidade de alugar a garagem para familiar, são esses detalhes que cada um deve f

O futuro do seu filho está nas suas mãos...

Filhos são uma benção, a minha está com 4 meses e não tenho dúvidas disso e, desde a notícia da gravidez, um pensamento não saía da minha cabeça... "o futuro dele(a) está nas nossas mãos..." , muitas cifras subindo pela minha cabeça, mas algo eu tinha praticamente certeza, até a faculdade, seria cerca de 1 milhão!!! ( Fonte de 2006 ), meu Deus, de onde tirarei isso? O futuro que me refiro é uma boa qualidade de vida , acho que praticamente todo pai quer dar o melhor para seus herdeiros e eu não sou diferente disso, quero dar uma excelente educação, férias espetaculares em família, claro que não todo ano rs, conforto e boas experiências, não tenho intenção de torná-la uma mulher mimada, mas não medirei esforços para dar as melhores condições para ela e minha família. Então nos conte seu plano pai! O plano é o seguinte, da mesma forma que nós, pequenos investidores, trilhamos o árduo caminho até a independência financeira , comecei paralelamente um investimento para mi

Juros compostos, o seu melhor aliado

Boa noite, O que mais desmotiva os pequenos investidores é o fato de demorar muito tempo para ver resultados expressivos, com essa desmotivação, grande parte acaba desistindo antes mesmo de entender o poder dos juros compostos e, se depender de mim, nenhum de vocês aqui estará nesse grupo, vamos entender este nosso aliado? “O juros é simples quando a taxa é definida tendo como base no valor inicial emprestado, sem a incidência de juros sobre juros.” “Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.” ( Fonte ) Pelas definições acima, podemos ver qual dos dois é vantajoso, os juros simples já tem a rentabilidade definida pelo valor inicial, já os juros compostos tem a rentabilidade atualizada pelo valor atual, ou seja, juros sobre juros e, no caso dos nossos investimentos, obviamente são utilizados os juros compostos (graças a Deus, esses são os nosso guerreiros). Esses guerreiros p