Pular para o conteúdo principal

Análise pessoal FII – FIGS11

Bom dia,

Como voltei ao mundo dos investimentos, vou começar pelos FIIs por alguns motivos:
  1. Facilidade na aquisição de cotas;
  2. Rendimento mensal (embora pelo valor que vou ter para investir, os rendimentos serão irrisórios);
  3. Isenção de IR nos rendimentos e de 20% apenas para os lucros totais;
  4. Gosto pessoal por esta modalidade.

Minha ideia para este tipo de postagem é de fazer algumas análises pessoais sobre fundos que me interessaram, nada muito aprofundado até porque estou iniciando, mas é importante destacar que não estou fazendo indicação de investimentos, estou apenas compartilhando as minhas escolhas pessoais para minha carteira.

Minha primeira escolha para análise foi o FIGS11, este é um fundo que ainda está em RMG (Renda Mínima Garantida), é do ramo de shoppings, sendo que um deles ainda está em fase de maturação em uma região que está crescendo e o valor da cota ainda está “acessível” com relação ao seu retorno.

Dados básicos:

(Informe trimestral, emitido no dia 29/09/2017 - Link)


Nome do fundo: Fundo de investimento imobiliário General Shopping Ativo e Renda - FII
CNPJ do Fundo: 17.590.518/0001-25
Quantidade de cotas emitidas: 2.591.500
Segmento de Atuação: Shoppings
Nome do Administrador: SOCOPA Sociedade Corretora Paulista AS
CNPJ do Administrador: 62.285.390/0001-40

Ativos:

Relação de Imóveis para renda acabados (nome, endereço, área - m², nº de unidades ou lojas, entre outras características relevantes¹)
% de Vacância
% de Inadimplência (a partir de 90 dias de atraso)
Parque Shopping Maia
Avenida Bartolomeu de Carlos, 230 - Guarulhos/SP
Área (m²): 31.711,00
Nº de unidades ou lojas: 200
0
19,0000%
16,1000%
Shopping Bonsucesso
Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5.308 - Guarulhos/SP
Área (m²): 24.437,00
Nº de unidades ou lojas: 132
0
4,0000%
15,9000%

Imagem externa do Parque Shopping Maia
Imagem interna do Parque Shopping Maia
Imagem externa do Shopping Bonsucesso
Imagem interna do Shopping Bonsucesso

Prazo de vencimento dos contratos: 

Distribuição dos contratos de locação dos imóveis por prazo de vencimento
% de contratos dos imóveis alocados na faixa (% em relação ao valor total das receitas auferidas pelo fundo advindas de imóveis para renda acabados)
Até 3 meses
2,2000%
De 3 meses e 1 dia a 6 meses
0,9000%
De 6 meses e 1 dia a 9 meses
0,9000%
De 9 meses e 1 dia a 12 meses
0,9000%
De 12 meses e 1 dia a 15 meses
1,7000%
De 15 meses e 1 dia a 18 meses
3,5000%
De 18 meses e 1 dia a 21 meses
3,5000%
De 21 meses e 1 dia a 24 meses
0,4000%
De 24 meses e 1 dia a 27 meses
2,6000%
De 27 meses e 1 dia a 30 meses
2,6000%
De 30 meses e 1 dia a 33 meses
1,7000%
De 33 meses e 1 dia a 36 meses
1,3000%
Acima de 36 meses
70,1000%
Prazo indeterminado
7,7000%

Na tabela anterior, havia informado que a vacância é de 19% no Shopping Maia e 4% no Bonsucesso e, dentre os contratos firmados, 70,10% do total das receitas tem contratos com prazo de vencimento acima de 3 anos, e apenas 6,6% está com prazo igual ou menor a 1 ano, isso traz maior tranquilidade para mim, pois não tenho muito interesse em trade, creio que serei mais Buy&Hold, então quanto mais longo os contratos, mais me atrai.

Rentabilidade efetiva no período sob a vigência de garantia
Mês de Referência
Rentabilidade efetiva do FII no mês(%)
Rentabilidade auferida na hipótese de ausência de garantia(%)
abr/17
1,2438%
0,4732%
mai/17
1,2316%
0,4689%
jun/17
1,0753%
0,4276%


Esta informação também tem muita importância, na coluna de Rentabilidade efetiva, é considerado o valor de RMG, que será pago até abril de 2019, no valor de R$ 0,83 / cota, se não fosse isso, a rentabilidade "real" deste fundo é a coluna ao lado "Rentabilidade auferida...", mas vale relembrar que tenho intenção de manter as cotas, então este rendimento pode subir, já que o Shopping Maia está ainda em maturação, visto a vacância de 19,0% e 16,1% de inadimplência, então acho que vou aguardar chegar a R$ 80,00 e comprar, caso eu termine minhas análises do mês e o FIGS seja o primeiro da lista, aí comprarei sem pensar no valor, quero priorizar a renda passiva.

Comentários

  1. Olá Pai Investidor, com esta RMG é possível comprar e segurar tranquilo até 2019. O único problema é o mercado precificar a cotação para baixo quanto mais próximo estiver do final da RMG. Com o aquecimento da economia, a vacância pode diminuir de forma considerável, melhorando o DY.

    Eu não gosto de fundos com RMG. Mas é apenas opinião pessoal mesmo.

    Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite AF,

      A RMG dá esta tranquilidade mesmo, mas também fica o sentimento de estarem queimando caixa com isso já que o pagamento está acima da receita real, eu acredito que mais próximo de 2019 o valor da cota irá cair, mas continuará sendo uma boa hora para comprar rs...

      Abraços.

      Excluir
  2. Me parece que a sua decisão está bem acertada ( eu entendo muito sobre FII ) seus objetivos me parece bem claro neste post, muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Socrates,

      também não entendo muito de FII ainda, estou começando nesta modalidade, mas gostei bastante do aprendizado até o momento, vou continuar investindo aos pouquinhos até ter conhecimento suficiente (e uma renda melhor para aporte também hahaha).

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu quis dizer que eu NÃO entendo muito sobre FIIS no comentário anterior hehehe

    ResponderExcluir
  4. Tô bem por fora do assunto FII . Mas ler seu post deu uma acendida na vontade de estudar e investir. 1% a.m. ??? Limpinho?!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite DP,

      Este foi apenas um dos inúmeros FIIs que existem, realmente está com rendimento muito alto em função da RMG, porém o rendimento real está em torno de 0,45%, mas você pode encontrar alguns com rendimentos acima de 0,7% a.m., amanhã devo soltar mais uma análise que fiz.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem carro? Está perdendo dinheiro...

Boa tarde, Hoje estou aproveitando o feriado para fazer algumas análises para 2018, muita coisa tem que mudar se eu quiser dar o conforto para minha família e ainda sim continuar nessa longa trajetória que iniciei agora, então peguei nosso carro para comprar o café da manhã, comprei, voltei e preparei, tudo saiu muito bem, só que aí, não sei por qual motivo, fui reparar uma coisa, como a gente tem um gasto alto com o carro né? Não deu outra, liguei o computador para analisar isso e agora vou compartilhar com vocês. Imagem meramente ilustrativa Primeiro fiz o levantamento de todos os gastos que temos com o carro para poder chegar num valor mensal, assim poderia fazer as comparações, vamos lá! Eu não incluí a compra do veículo porque já temos um, então não quero fantasiar, quero fazer algo com relação a minha realidade, no caso de vocês, basta acrescentar o valor de compra, também tenho a oportunidade de alugar a garagem para familiar, são esses detalhes que cada um deve f

O futuro do seu filho está nas suas mãos...

Filhos são uma benção, a minha está com 4 meses e não tenho dúvidas disso e, desde a notícia da gravidez, um pensamento não saía da minha cabeça... "o futuro dele(a) está nas nossas mãos..." , muitas cifras subindo pela minha cabeça, mas algo eu tinha praticamente certeza, até a faculdade, seria cerca de 1 milhão!!! ( Fonte de 2006 ), meu Deus, de onde tirarei isso? O futuro que me refiro é uma boa qualidade de vida , acho que praticamente todo pai quer dar o melhor para seus herdeiros e eu não sou diferente disso, quero dar uma excelente educação, férias espetaculares em família, claro que não todo ano rs, conforto e boas experiências, não tenho intenção de torná-la uma mulher mimada, mas não medirei esforços para dar as melhores condições para ela e minha família. Então nos conte seu plano pai! O plano é o seguinte, da mesma forma que nós, pequenos investidores, trilhamos o árduo caminho até a independência financeira , comecei paralelamente um investimento para mi

Juros compostos, o seu melhor aliado

Boa noite, O que mais desmotiva os pequenos investidores é o fato de demorar muito tempo para ver resultados expressivos, com essa desmotivação, grande parte acaba desistindo antes mesmo de entender o poder dos juros compostos e, se depender de mim, nenhum de vocês aqui estará nesse grupo, vamos entender este nosso aliado? “O juros é simples quando a taxa é definida tendo como base no valor inicial emprestado, sem a incidência de juros sobre juros.” “Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.” ( Fonte ) Pelas definições acima, podemos ver qual dos dois é vantajoso, os juros simples já tem a rentabilidade definida pelo valor inicial, já os juros compostos tem a rentabilidade atualizada pelo valor atual, ou seja, juros sobre juros e, no caso dos nossos investimentos, obviamente são utilizados os juros compostos (graças a Deus, esses são os nosso guerreiros). Esses guerreiros p